A equipa de Ciências Florestais da Universidade de Évora, EcoDendro, apresenta-se como uma equipa multidisciplinar que realiza investigação para a promoção e valorização dos ecossistemas florestais mediterrânicos. São as nossas várias valências que permitem uma abordagem integrada do sistema e, sempre que necessário, trabalhamos em estreita colaboração com outras equipas especializadas para que seja possível analisar todas as “partes” para a compreensão do “todo”.

Os processos de produção de conhecimento assentam numa sólida observância do método científico e assenta em aquisição de dados primários em parcelas permanentes ou ensaios experimentais de longa duração, tendo como foco a gestão adaptativa da floresta que favoreça tanto a produção lenhosa e não lenhosa, como os serviços de ecossistema numa base sustentável nos seus três pilares fundamentais – o ambiental, o social e o económico. Nestes dispositivos experimentais adquirimos informação de forma metódica e periódica, o que já nos permitiu desenvolver modelos de crescimento, produção e vitalidade, modelos de simulação e risco de incêndio florestal, modelos análise económica e de sustentabilidade, de modelos estruturais funcionais de base ecofisiológica, modelos de crescimento e formação de cortiça assentes na qualidade estrutural, novos modelos de silvicultura e planos de ordenamento do território em diversas escalas espaciais e temporais.

Atualmente temos projetos relacionados com o risco e mitigação de incêndios florestais, instalação de povoamentos com fertirrega eficiente, adaptação às alterações climáticas, boas práticas de gestão e transferência de conhecimento. Colaboramos com empresas nacionais e em cooperações transfronteiriças.

A nossa missão: A sustentabilidade dos ecossistemas florestais mediterrânicos.

O nosso lema: conservar para produzir, produzir para conservar.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.