Seminário Final GO-REGACORK

Decorreu no passado dia 7 de dezembro, no Auditório Nobre do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, o Seminário Final do Grupo Operacional REGACORK – Rega de Precisão de Sobreiros em Modo de Produção Intensiva de Cortiça.

O Seminário, organizado pela Equipa EcoDendro da Universidade de Évora, MED e ICT, líderes do Projeto, contou com a partilha de conhecimentos e resultados gerados no projeto nas diversas áreas de estudo, e contou ainda com a partilha de experiências na instalação de jovens povoamentos, por parte de proprietários e gestores, na mesa redonda dedicada à temática.

A sessão foi iniciada com o Sr. Pró-Reitor para o Apoio às Unidades Científico-Pedagógicas da Universidade de Évora, o Professor Augusto Peixe, seguida do enquadramento do Projeto na estratégia da Amorim Florestal e alguns resultados por parte do Dr. Francisco Carvalho. O Projeto e Grupo Operacional foram apresentados pelo Professor Nuno Ribeiro, coordenador no mesmo.

Durante o período da manhã, na Sessão Temática, a equipa EcoDendro partilhou os resultados, demostrando o efeito da fertirrega no crescimento da árvore e no desenvolvimento da cortiça, quais os regimes hídricos mais eficientes e o sucesso da retirada do sistema de rega após a desbóia, não esquecendo as simulações económicas com base nas contas de cultura fornecidos pelos parceiros.
Foi ainda apresentado o Grupo Operativo Fertirriego – Cultivo com fertirrigation de alcornoques para la producción de corcho, do qual a Universidade de Évora e a Amorim Florestal são parceiras.

Na mesa redonda Experiências de instalação de sobreiros com fertirrega, moderada pelo Engº Francisco de Almeida Garrett, participaram elementos da investigação, proprietários florestais, gestores e o coordenador do Grupo Operativo Fertirriego. Foram abordadas questões pertinentes relativas às problemáticas de mortalidade por ratos cegos, rega enterrada vs rega de superfície, assim como fertilizantes aplicados e podas de formação.

Durante a tarde, as Dr.ª Teresa Soares David e Clara Pinto, parceiros do INIAV, demonstraram como se realizou a abordagem fisiológica com os equipamentos e metodologias utilizados nos ensaios experimentais.

Foi ainda divulgado um pequeno teaser dos vídeos produzidos no âmbito do Projeto de Divulgação dos estudos técnico-científicos da rega de sobreiros – RegaCork-TraDE, sendo possível aceder aos mesmos nos sites www.goregacork.uevora.pt e www.regacorktrade.uevora.pt. Nestes sites é ainda possível aceder aos materiais de divulgação produzidos no âmbito do Grupo Operacional e artigos científicos publicados.

A Equipa EcoDendro agradece a todos os participantes e parceiros do Grupo Operacional pela presença no evento, bem como a todos os intervenientes que contribuíram para que este Seminário Final de partilha de conhecimentos decorresse de forma tão positiva.

O nosso Muito Obrigado!